Pequeno vocabulário





No começo do curso de Geografia tive uma grande dificuldade em aprender o sentido de termos usados pelos professores que, estranhamente, falavam como se os acadêmicos já soubessem o significado dos mesmos; além disso, como no labor geográfico estamos constantemente tocando em outras ciências, com sua própria linguagem técnica, a quantidade de novas palavras se avoluma, de modo que o aluno ou fica “voando” ou começa a fazer um vocabulário próprio, no qual registra, para possível resgate, conceitos importantes. Desse modo, vou elencar nesta página, despretensiosamente, uma série de termos, com seus significados, que geraram dificuldade para mim, e, assim, ajudar outros colegas da área.

A

Altimetria: É a aferição das alturas dos pontos de um mapa com relação a um plano de referência (ex: altitudes).


B

Bacia sedimentar: As bacias sedimentares são regiões de extensão variável, onde a combinação de sedimentação e subsidência formou uma expessa acumulação de sedimentos e rochas sedimentares. Elas podem ser de três tipos: bácia em rifte, bacia de subsidência térmica e bacia flexural.  → As correntes movem sedimentos através da superfície terrestre e geralmente fluem morro abaixo, portanto, os sedimentos tendem a se acumular em depressões da crosta. Essas depressões são formadas por subsidência, processo pelo qual uma ampla área afunda em relação à elevações adjacentes, seja pelo peso dos sedimentos, seja (principalmente) por mecanismos tectônicos.


C

Corrente de turbidez: É uma avalanche submarina turbulenta de sedimentos e água que se move vertente abaixo (em geral aparece nos ambientes de encosta e de margem e talude continental).


Curva de nível (isoípsa): Linhas num mapa que ligam pontos com a mesma altitude.


D

Diagênese: É o processo, físico (compactação: decréscimo  no volume e na porosidade) e químico (cimentação: diminui a porosidade), que transforma sedimentos em rochas sedimentares. Tanto a cimentação como a compactação resultam na litificação, isto é, o endurecimento dos sedimentos moles em rochas.

P

Planimetria (planta baixa): Representação em projeção horizontal dos detalhes naturais e artificiais.

S

Sedimentos terrígenos: O mesmo que sedimentos siliciclásticos. Nos ambientes marinhos os sedimentos siliciclásticos são chamados de terrígenos para se indicar sua origem no continente.

T

Turbidito: Um pacote de camadas formado como resultado da deposição de uma corrente de turbidez.