Fundamentos da Geologia e Petrografia

Sempre fui dado às humanidades e, no âmbito da Geografia, que perfaz um nicho de conhecimento híbrido entre as ciências humanas e as exatas, à parte didaticamente chamada de geografia cultural. Então, não foi sem surpresa, que logo no começo do curso (em 2015.1), me vi apaixonado pela cadeira de Fundamentos da Geologia e Petrografia, ministrada pelo ótimo professor Mário Ferreira de Lima Filho, do Departamento de Geologia da UFPE.

Essa é uma das matérias mais importantes do curso de Geografia, pois dá a base que será necessária para a compreensão de muitas outras, como a geomorfologia  e a pedologia, além de auxiliar na compreensão de tudo que diz respeito à construção material do espaço. Sendo assim, gostaria de compartilhar o material que foi usado no curso, de autoria do referido professor, e que me parece bem acima da média do que ensinado em várias faculdades pelo país afora:
 
Vale lembrar, contudo, que o estudo por meio de livros é essencial para quem quer ser um profissional diferenciado, ou seja, de sucesso. Três obras são geralmente indicadas:
O segundo, sem dúvida alguma, tem minha preferência, embora os professores gostem mais do primeiro (não consegui passar do capítulo 1) e os alunos do terceiro (que acho bom para uma revisão geral). O Para entender a Terra é uma obra completa, que trabalha seu objeto na perspectiva dos geossistemas, e é o livro mais usado nos EUA atualmente; o que me cativou foi a linguagem, já que, ao contrário dos outros, ele não demanda um grande conhecimento de química para ser entendido e traz uma série de recursos de fixação que ajudam o estudante que tem um certo retraimento com esse tipo de assunto.

Comentários

Leia mais