Granizo no Sertão

Hoje me deparei com uma notícia bem inusitada no jornal (Jornal do Commercio, Recife):

Moradores de Serra Talhada, no Sertão do estado, ficaram surpresos na última terça-feira, quando uma chuva de granizo caiu no município. Em janeiro, o mesmo fenômeno foi registrado em Triunfo, também no Sertão. De acordo com especialistas, a chuva de granizo é um acontecimento raro em altas temperaturas.

O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Thiago do Vale, explicou que o fenômeno é atípico e ocorreu por conta do calor na superfície que fez com que a umidade presente desenvolvesse muito rapidamente nuvens frias verticais que vieram acompanhadas de chuvas fortes e ventos de até 75 quilômetros por hora, velocidade considerada alta. “O calor intenso fez com que o granizo caísse. É raro, mas acontece”, explica.

Em janeiro, o município de Triunfo, segundo mais alto do estado, com 1.185 metros de altitude, também teve chuva de granizo, apesar da seca enfrentada nos últimos anos.

Segundo o meteorologista Roberto Pereira, a formação de granizo não tem como ser prevista nem registrada pelos aparelhos meteorológicos.

Em dezembro, a Apac apontou que a previsão de chuvas não era nada positiva para o Sertão pernambucano nos quatro primeiros meses deste ano. “De janeiro a abril chove, em média, 302 milímetros. Essa é a média histórica e significa 60% do que chove no ano todo. Mas a expectativa para 2018 é uma chuva abaixo da média, em torno de 20% a menos”, disse ao estimar que deverá chover, ao todo, 240 milímetros no período citado.

Comentários

Leia mais